Planejamento de Aula




Planejamento de aulaTema central: Datas comemorativasAssunto: Dia internacional da mulher – 8 de marçoTurma: 4° ano / 9-10 anos 

Objetivos:
-Esclarecer o acontecimento que deu origem ao dia internacional da mulher;
-Aprimorar a pronúncia das palavras através da leitura em voz alta;
-Tomar conhecimento dos significados das palavras desconhecidas do texto;
-Instigar o aluno a expor suas opiniões através de questionamentos e debates propostos pelo (a) professor (a).

Cronograma:
1° Apresentação do conteúdo a ser trabalhado;
2° Entrega do texto xerocado para leitura;
3° Realizar leitura compartilhada com os alunos;
4° Tirar do texto palavras que os alunos não conhecem e usando o dicionário os alunos procurarão o significado de cada palavra, buscando esclarecer o texto.
5° Lançar perguntas para os alunos:
    *Quais melhoras ocorreram a partir do acontecido?
    *Em quais áreas a mulher passou a atuar?
    *Vocês acham que esse movimento foi importante a história?
    *A partir dessas perguntas faremos um debate para socializar nossas ideias.
6° Os alunos farão um pequeno texto, expondo suas opiniões sobre o assunto.
7° Apresentar aos alunos uma poesia que fala sobre as mulheres.
8° Em seguida os alunos farão uma poesia em homenagem às mulheres.
9° Os alunos que quiserem recitar suas poesias para a sala, terão abertura para isso.
10° Expor as poesias feitas pelos alunos em um mural da sala.

Área do conhecimento:
Língua Portuguesa

Conteúdos:
Produção de texto

Procedimentos:
-Leitura com os alunos;
-Debate oral;
-Produção de textos e ilustrações dos trabalhos.

Recursos:
-Texto xerocado (Anexo 1);
-Poesia em Xerox ampliada para deixar na lousa (Anexo 2);
-Dicionário didático;
-Material essencial (lápis, borracha, lápis colorido etc.).

Avaliação:
Será feita através do debate que faremos com o grupo.

Anexo 1 - Texto para leitura

História do dia internacional da mulher
(http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm)
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho. Tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar a mesma função) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Marcos nas conquistas das mulheres durante a história:
- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1874 - foi criada no Japão a primeira escola normal para moças. 

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