Projetos




PROJETO ESCOLAR

Os projetos são estabelecidos para melhor aprofundamento do conteúdo escolhido. Para ser melhor elaborado, deve ser planejado, definir temas a serem desenvolvidos, escolher objetivos e pensar em uma forma de avaliá-los.
Um projeto bem elaborado, é um projeto que será executado de acordo com objetivos propostos e a serem alcançados.
O aprofundamento no tema escolhido, deve ser de grandes pesquisas, sejam elas:
- internet;
- livros;
- comunidade;
- familiares...
A garantia do aprendizado, torna ainda mais o professor capaz de produzir conhecimento e transmiti-lo. O aluno a partir do momento em que desperta o interesse e que quer conhecer ainda mais o assunto, esta sujeito a intervir na aula e pesquisar, sendo assim levando o que aprendeu ou já tinha como conhecimento prévio para a sala de aula.
Os relatórios dos projetos devem ser executados com frequência, assim podemos analisar o desempenho dos alunos.
Segue abaixo alguns nomes de projetos elaborados no Ensino Fundamental I:
- Projeto Minha Água, Minha Vida;
- Projeto Os bichos de estimação;
- Projeto Mas que sujeira é essa?;
- Projeto Quanto tempo vai durar o mundo?;
- Projeto Muitos números em minha memória.
- Projeto Arte é vida.
- Projeto Calendário (descobrindo os dias).

Entre esses e outros projetos, podemos desenvolver o cognitivo dos alunos, aproveitando para aprender e pesquisar ainda mais sobre o assunto.
As etapas de um projeto são muito importantes e repletas de descobertas, por isso deve ser organizada e mapear o que deseja trabalhar. Esse mapeamento deve ser flexível. Segue abaixo um roteiro para desenvolver um projeto:

- Objeto do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História...)
- Conteúdos específicos - Tema
- Objetivos específicos - (O que o professor e os alunos desejam com o projeto).
- Justificativa - (O que as crianças possam vir a conhecer).
- Metodologia
- Recursos
- Avaliação

O projeto é livre e o envolvimento de mais pessoas com certeza possibilitará muitas outras trocas e descobertas significativas e importantes.



Bibliografia: 
Texto desenvolvido pela equipe de Pedagogia da Faculdade Anhanguera Bauru
http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/como-montar-um-projeto-escolar.html - Acesso em 15-05-2013






PROJETO Ensino Fundamental I - Ciências - De onde vem o sal?

Pesquisar o caminho do composto até a mesa tem tudo a ver com dois conteúdos: o ciclo da água e a separação de misturas.



Experiência 1O que é capaz de se dissolver na água?

Proponha que os alunos analisem três misturas e as comparem à água do mar. O sal e o açúcar, solúveis em água, dissolvem. O gesso não. Pastoso, ele fica no fundo do recipiente.
O que é capaz de se dissolver na água? Ilustração: Suryara Bernardi
O que é capaz de se dissolver na água? Ilustração: Suryara Bernardi
O que é capaz de se dissolver na água? Ilustração: Suryara Bernardi
Caso A: 2 copos plásticos (de café) de água e 1 colher (de café) rasa de sal. (à esq.)
Caso B: 2 copos plásticos (de café) de água e 1 colher (de café rasa) de açúcar. (centro)
Caso C: 2 copos plásticos (de café) de água e 1 colher (de café) rasa de gesso. (dir.)

bibliografia: 
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/onde-vem-sal-721785.shtml - Acesso 19/05/2013




PROJETO - ALFABETIZAÇÃO



A mesma palavra escrita duas vezes revela o que a turma sabe 


Para realizar a atividade, selecione um tema e prepare as cartas. Cada par precisa ter a foto de um bicho e um espaço para o nome dele. Depois, compartilhe com a turma o objetivo: construir um jogo para brincar com os colegas.

Para começar, distribua uma ficha para cada aluno, reservando o par correspondente para ser entregue depois. É importante planejar qual será dada para cada um, levando em conta suas hipóteses de escrita. Afinal, os desafios contidos em escrever SAPO e CACHORRO, por exemplo, são distintos. Uma vez que todos tiverem terminado, peça que leiam em voz alta o que escreveram. Entregue outras fichas para serem preenchidas e repita o processo de leitura. Em seguida, recolha os trabalhos.

No dia seguinte, cada criança recebe as fichas que fazem par com as que já escreveram e deve escrever o nome do animal correspondente novamente - sem consultar as anteriores. Se elas estivessem disponíveis, muitos estudantes replicariam o que tinham escrito antes. As intervenções que você pode fazer para ajudá-los nesse momento são as mesmas usadas em outras situações de produção escrita com foco na alfabetização: incentivar a busca por informações sobre o sistema de escrita em fontes conhecidas (lista de nomes da turma, por exemplo) e trocar ideias com os colegas. O esperado é que a maioria dos pares de palavras seja grafada de forma total ou parcialmente diferente. 


O fato de um aluno escrever PICO na primeira carta e PIAO na segunda (ou vice-versa) para PELICANO, por exemplo, revela que ele conhece diferentes letras e os sons correspondentes aos segmentos silábicos - um bom sinal. Porém deixa claro também os dilemas sobre quantas e quais letras usar e em que ordem colocá-las. Esse fenômeno recebe o nome de alternância grafofônica: quando se reveza o uso de duas letras para representar uma emissão sonora (no exemplo acima, C e A para CA). "Nesse cenário é interessante perguntar às crianças se as duas opções são pertinentes para a escrita da palavra", recomenda Telma Weisz, pesquisadora em alfabetização e supervisora pedagógica pelo Programa Ler e Escrever da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Muitas vezes, elas respondem que sim e acrescentam C à PIAO ou A à PICO. Se não o fazem na ordem correta, o resultado é um caso de desordem com pertinência. 

Não se esqueça de oferecer também situações que façam a criança refletir sobre a escrita para ter a chance de avançar. Uma dessas oportunidades é a revisão. 

Segundo Claudia, a necessidade de ter uma versão definitiva das fichas justifica a etapa de revisão. "A tarefa faz sentido mesmo se os cartões tiverem escritas idênticas, porém equivocadas. Elas podem ser reformuladas e melhoradas", diz. Os alunos, com a sua ajuda, colocam à prova o que sabem, acrescentando, omitindo ou trocando letras de lugar.


Projeto de literatura
Nossa amiga “Borboleta”



                                                         


Infantil II



OBJETIVO
Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.
Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, que sabe o poder que tem uma história bem contada, que sabe os benefícios que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma, através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.
Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa. Quando a criança ouve ou lê uma história ele é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela.
É importante contar histórias mesmo para as crianças que já sabem ler, pois quando as crianças maiores ouvem as histórias, aprimoram a sua capacidade de imaginação, já que ouvi-las pode estimular o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, o recriar.
A Literatura Infantil, então, deve fazer parte da rotina das crianças, tanto na escola quanto em casa, uma vez que, por meio da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.
Assim, criamos nossa amiga Borboleta para fazer com o que a criança tenha prazer em ler ou ouvir a história e consiga transmitir ao outro o que entendeu. Dessa forma, o livro deve ser mostrado e aberto com prazer e a alegria, para que a criança perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.
A proposta é criar uma interação entre os pais e a criança, após os dias em casa, os pais deverão registrar por escrito a visita da nossa amiga Borboleta, as reações da criança e ilustrar com fotos, desenho ou colagem.
No dia combinado, a criança retornará com a nossa amiga e procederá a leitura das anotações realizadas pela família, compartilhando com os amigos suas experiências na primeira atividade do dia, a roda de conversa, fortalecendo os laços afetivos entre eles.


Projeto de literatura
Nossa amiga “Borboleta”



                                                         


Infantil II



OBJETIVO
Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.
Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, que sabe o poder que tem uma história bem contada, que sabe os benefícios que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma, através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.
Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa. Quando a criança ouve ou lê uma história ele é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela.
É importante contar histórias mesmo para as crianças que já sabem ler, pois quando as crianças maiores ouvem as histórias, aprimoram a sua capacidade de imaginação, já que ouvi-las pode estimular o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, o recriar.
A Literatura Infantil, então, deve fazer parte da rotina das crianças, tanto na escola quanto em casa, uma vez que, por meio da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.
Assim, criamos nossa amiga Borboleta para fazer com o que a criança tenha prazer em ler ou ouvir a história e consiga transmitir ao outro o que entendeu. Dessa forma, o livro deve ser mostrado e aberto com prazer e a alegria, para que a criança perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.
A proposta é criar uma interação entre os pais e a criança, após os dias em casa, os pais deverão registrar por escrito a visita da nossa amiga Borboleta, as reações da criança e ilustrar com fotos, desenho ou colagem.
No dia combinado, a criança retornará com a nossa amiga e procederá a leitura das anotações realizadas pela família, compartilhando com os amigos suas experiências na primeira atividade do dia, a roda de conversa, fortalecendo os laços afetivos entre eles.








PROJETO DE LITERATURA: SENTIMENTOS

Os sentimentos fazem parte de todo o decorrer da vida do ser humano, seja ele adulto ou criança, trabalhar com os sentimentos é possibilitar sua manifestação, favorecer uma tomada de consciência de si mesmo, de suas intolerâncias, alegrias, mágoas, desejos entre outros, buscando identificá-los, bem como ter a possibilidade de aprender a lidar com eles.
As crianças na idade de cinco a seis anos dificilmente possuem a capacidade de expressar seus sentimentos, reconhecendo-os e buscando resoluções para eles, além disso, falar de sentimentos é difícil, principalmente na ausência de um ambiente propício que dê segurança e proteção para elas expor seus sentimentos.
Por meio da literatura, esse projeto visa favorecer um ambiente agradável e acolhedor, oferecendo as crianças o direito de ser ouvido e compreendido, estimulando elas a expressar o que sente, valorizando seus sentimentos e mostrando que o que elas sentem é muito importante para nós que, de fato, nos importamos com elas, assim o professor poderá notar mudanças significativas em seus comportamentos.


Projeto de literatura
Nossa amiga “Borboleta”


Infantil II

 OBJETIVO
Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.
Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, que sabe o poder que tem uma história bem contada, que sabe os benefícios que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma, através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.
Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa. Quando a criança ouve ou lê uma história ele é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela.
É importante contar histórias mesmo para as crianças que já sabem ler, pois quando as crianças maiores ouvem as histórias, aprimoram a sua capacidade de imaginação, já que ouvi-las pode estimular o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, o recriar.
A Literatura Infantil, então, deve fazer parte da rotina das crianças, tanto na escola quanto em casa, uma vez que, por meio da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.
Assim, criamos nossa amiga Borboleta para fazer com o que a criança tenha prazer em ler ou ouvir a história e consiga transmitir ao outro o que entendeu. Dessa forma, o livro deve ser mostrado e aberto com prazer e a alegria, para que a criança perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.
A proposta é criar uma interação entre os pais e a criança, após os dias em casa, os pais deverão registrar por escrito a visita da nossa amiga Borboleta, as reações da criança e ilustrar com fotos, desenho ou colagem.

No dia combinado, a criança retornará com a nossa amiga e procederá a leitura das anotações realizadas pela família, compartilhando com os amigos suas experiências na primeira atividade do dia, a roda de conversa, fortalecendo os laços afetivos entre eles.







 


PROJETO
DIGA NÃO AO BULLYING! CULTIVE A PAZ!



 APRESENTAÇÃO:
Este projeto será desenvolvido na Escola Instituto Educacional Castelo Baluarte, na turma do 1º ano, período manha e tarde, com cerca de 40 alunos, tendo como temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade em geral. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa  discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.


JUSTIFICATIVA

            A prática do Bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vitimas.
 Discutir as questões ligadas a prática do bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.

A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. "O fato de ter conseqüências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema", aponta Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil


OBJETIVO GERAL

Pesquisar e refletir sobre as causas e conseqüências do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·                     Discutir com os alunos as principais causas de bullying.
·                     Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o bullying na unidade escolar.
·                     Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
·                      Discutir o respeito as diferenças no espaço escolar.
·                     Construir uma proposta de regras de convivência e contra o bullying na unidade escolar.
 
METODOLOGIA

Este projeto será desenvolvido através de leituras, discussão de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexibilidade sobre as causas e conseqüências do Bullying. Também serão  utilizada as seguintes estratégias metodológicas:
ü  Apresentação do Filme:
O Galinho Chicken Little
 Na cidade de Oakey Oaks, Chicken Little toca o sinal do colégio e manda que todos "corram por suas vidas"!. Toda a cidade fica em pânico. Por fim, todos se acalmam para perguntar ao galinho o que há de errado. Ele sofre Bullying na Escola
ü  Dinâmicas de Grupo:
Dramatização
Utilizar o teatro em sala de aula, dividando os alunos em grupos e motivando os grupos a criarem uma dramatização sobre Bullying e Violência Escolar. Direcionar os trabalhos para que as turmas criem duas versões, uma positiva e outra negativa. A cada apresentação, convidar a turma a discutir sobre a apresentação, analisando os personagens e o contexto da dramatização.

Teatro de Fantoche
Utilizando os Bonecos de Fantoches, que podem ser confeccionados pela própria turma em uma aula de artes. Incentivar a turma a através dos fantoches criarem histórias de Bullying. Direcionar os trabalhos para que as turmas criem duas versões, uma positiva e outra negativa. A cada apresentação, convidar a turma a discutir sobre a apresentação, analisando os personagens e o contexto da apresentação
ü  Produção de Textos;
ü  Leituras variadas:
Tudo bem ser diferente.
Autor: Todd Parr
Tudo bem ser diferente trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, alcançando o universo infantil e trabalhando com assuntos que deixam os adultos de cabelos em pé, como adoção, separação de pais, deficiências físicas, preconceitos raciais etc

Bullying, não é amor. A menina e seus pontinhos.
A menina tornou-se alvo das palavras maldosas dos colegas de escola. Elas se transformaram em plaquinhas que, além de ofuscarem a beleza e a espontaneidade da garota, ainda esconderam seus pontinhos. De forma sensível e delicada, este livro aborda a relação entre as crianças no ambiente escolar
ü  Textos, poesias, mensagens, fábulas.
ü  Criação do Estatuto da Sala (com regras e multas)
ü  Discussão sobre as necessidades básicas do homem
ü  Comportamento, respeito e convivência
ü  Produção de texto
ü  Relatório e ilustração
ü  Redigir folder sobre o assunto
ü  Confecção de livro
ü  Amigo Anjo, correio elegante.
ü  Exploração de cartazes, figuras e mensagens




  

  
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying – Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª edição. Campinas SP: Veros Editora, 2005.

PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma Escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Edição: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

Sites de Leitura complemetar
  



http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/ - Acesso 19/05/2013









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